Resenha – Livro Como Investir em Imóveis

Dando continuidade a aquisição de conhecimento na área de imóveis, recentemente terminei a leitura do e-book Como Investir em Imóveis de Leandro Ávila. Administrador de empresas especializado em investimentos imobiliários há 10 anos, Leandro é autor de um dos e-books mais badalados do momento O Livro Negro dos Imóveis. Com o alto sucesso de sua primeira obra, Leandro resolveu criar um livro mais focado no investidor. Assim sendo, será que este livro realmente auxilia o investidor que deseja investir em imóveis? Por que o leitor deveria adquirir esse livro?
Primeiras Impressões
Assim como no Livro Negro dos imóveis, a primeira impressão que eu tive foi bastante positiva pela quantidade de material disponibilizada, o leitor ganha o livro propriamente dito, um dicionário com termos do mercado imobiliário e planilhas e cartilhas para complementar o conteúdo do livro, um material de bastante valia que custaria ao leitor várias horas para procurar e conseguir.
Dicas valiosas para tornar seu imóvel usado desejado
O Autor dá uma breve explicação de investimentos em imóveis e, rapidamente pula para um dos assuntos mais interessantes do livro todo que é como valorizar o seu imóvel usado. Já devo ter visitado uns 200 apartamentos para compra, posse lhe garantir que 70% deles estão em mau estado de conservação, literalmente “sujos” e “acabados”, pessoalmente acho isso um desrespeito ao proeminente comprador gerando , de forma imediata, uma rejeição ao imóvel. O Autor nos dá valiosas dicas para promover melhorias no imóvel com pouco investimento, algumas eu já sabia chegando a aplicá-las nos imóveis que vendi, mas outras para mim são novas e as aplicarei na minha próxima venda.
Imóveis na planta sob a ótica do investidor
Este importante assunto volta a ser tratado neste livro pelo autor, alguns detalhes abordados são semelhantes aos que foram abordados no Livro Negro dos Imóveis (Inclusive o autor recomenda a leitura do mesmo durante o capítulo) mas com uma importante diferença, você não está comprando um imóvel para morar, e sim para investir, então o livro vai lhe explicar como deve ser seu planejamento neste caso já que o objetivo principal é o lucro. Por exemplo, tipos de imóveis e preço são dois dos principais detalhes abordados pelo livro que devem ser levados em consideração pelo investidor.
Outras formas de investir em imóveis
O livro continua explicando outras oportunidades de ter retornos investindo em imóveis, ganha destaque aqui as explicações sobre investimentos em flats , “pool hoteleiro” e pousadas, sobretudo com a proximidade de grandes eventos no pais como copa do mundo e olimpíadas.
Imóveis Comercias X Residenciais e comprar para alugar
O livro mostra os prós, contras, riscos e oportunidades de se investir em imóveis comerciais e residências elicitando as características de cada investimento. O assunto evolui para um estudo se ainda é viável comprar para alugar já que acabamos de passar por um período de extrema valorização dos imóveis. É importante que o leitor tenha todas as informações possíveis para avaliar se ainda é válido comprar um imóvel para locação e é justamente o que este capítulo do livro se propõe a explicar.
Terrenos
O livro entra a fundo no investimento em terrenos desde o caso do investidor que compra um terreno num loteamento para revender (ou construir e revender) até casos mais “cabeludos” como comprar um terreno grande e construir seu próprio loteamento, é um capítulo extenso, uma verdadeira aula de como fazer um loteamento, essa parte pode não interessar a todos, mas, certamente é uma das mais valiosas do livro. Um que deseje investir em loteamentos economizará muito tempo ao ler este capítulo.
Construindo Imóveis – Estimando o custo de construção
O legal de ler um livro como esse é que você aprende sobre assuntos que até então eram inexistentes ao seu conhecimento. Para mim um assunto que o livro ensina e que eu nunca tinha ouvido falar antes é que existe uma maneira simples de estimar superficialmente o custo de construção de um imóvel, é claro que variações podem ocorrer mas saber esse custo de antemão pode: (1) economizar seu tempo, (2) auxiliar na tomada de decisão sobre a compra de um terreno e (3) avaliar se o preço que o empreiteiro está lhe cobrando está dentro da realidade (é o método “anti-facada”).
Encontrando áreas com potencial de valorização
O livro nesta parte ensina como o investidor utilizará um serviço público como grande aliado para descobrir informações valiosas que servirão de insumo para a descoberta de áreas com enorme potencial de valorização.
Comprando e Avaliando Imóveis
O livro, nesta parte, provê uma verdadeira aula de como comprar um imóvel com segurança desde a documentação necessária para ver a situação atual do imóvel até os diferentes modos de comprar imóveis (consórcio, leilão,etc..), não deixe nunca de seguir os passos relatados neste capítulo para não haver surpresas desagradáveis no futuro. Junto com a explicação sobre compra o livro também fornece uma explicação muito boa sobre avaliação de imóveis mostrando as diversas ferramentas disponíveis para determinação do preço, também mostra como é a dinâmica da formação do preço final de um imóvel e como os compradores e vendedores “pensam” durante a negociação.
Bolha Imobiliária – Como Detectar
Já que estamos falando de avaliação de imóveis, o autor, neste momento, reserva um espaço para falar de um assunto badaladíssimo e polêmico que é a Bolha Imobiliária. O autor provê uma explicação bem estruturada e contundente sobre o assunto mostrando exemplos históricos. Não deixe de ler esta parte! Dependendo da cidade em que você mora sua decisão de investimento pode mudar a partir desta leitura.
Divulgando seu imóvel
Para concluir o conteúdo o livro dá inúmeras dicas de como divulgar e vender seu imóvel, são muitas as opções e técnicas descritas com destaque para as dicas e links para cursos de fotografia para corretor. O livro também dá dicas para o investidor que deseje se tornar corretor de imóveis ou abrir sua própria imobiliária assim como dicas de cursos para se aprimorar cada vez mais no assunto.
Conclusão
O livro foca seu conteúdo para o investidor que deseja investir em imóveis mas é leigo no assunto. Assim como no livro negro dos imóveis, o texto é simples, didático, a diagramação é boa tornado a leitura “leve” e prazerosa. Ao terminar essa leitura o leitor certamente deixará de ser leigo no assunto e terá a capacidade de fazer grandes negócios, além disso terá o caminho das pedras para se tornar um especialista no assunto caso o deseje.
Bons Negócios!
LNI
Confira a Promocão!



Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes