5 dicas matadoras para vender um imóvel

Introdução
No meio do ano passado escrevi um artigo em que, aproveitando o momento apropriado para se comprar um imóvel (geralmente no meio do ano), dava 5 dicas para comprá-lo. Agora chegou o momento do ano onde, sazonalmente, o mercado imobiliário está aquecido então trata-se de um momento propício para vender um imóvel, assim sendo, divido com vocês 5 dicas  matadoras para vender um imóvel. Para se ter uma ideia, utilizando estas dicas consegui vender meu imóvel antes do planejado (havia planejado 6 meses e consegui vender em 3).
1) Planeje a venda, não saia vendendo desesperadamente
planejamento venda imóvelImagem de pakorn at freedigitalphotos.net
Nada pior numa negociação de imóvel do que estar precisando de dinheiro. Essa necessidade consegue invadir o seu emocional e prejudicar sua decisão. Por isso se você está trocando de imóvel, venda primeiro o seu e depois parta para a compra do novo. Você pode perder alguma oportunidade mas outras virão. O ideal é começar a planejar a venda 1 ano antes, ou seja, você quer trocar de apartamento ano que vem? Comece a planejar a venda  do seu apartamento hoje (no final do artigo vamos revisar alguns itens que devem constar do planejamento)
2) Deixe o imóvel “apresentável” para venda
pinte-apartamentoImagem de imagerymajestic at freedigitalphotos.net
Desculpem o apelo “emocional” deste parágrafo, mas me colocando no lugar de um comprador de imóveis (já fiz esse papel várias vezes) considero “repugnante” um apartamento colocado a venda que esteja todo sujo, empoeirado, com móveis quebrados. As vezes se tem bom imóvel com belo potencial cujas qualidades são ofuscadas pelo mau estado de conservação, então se está pretendendo vender um imóvel de uma “arrumada” nele antes de colocar a venda, isso inclui:
  • Pintá-lo ou, pelo menos, retocar a pintura nos pontos críticos;
  • Fazer uma limpeza pesada nos pisos (use uma solução de limpeza pesada ou um daqueles aparelhos de jato de água a vapor);
  • Chame um marceneiro para apertar as dobradiças dos móveis e acertar as portas e puxadores, talvez seja o caso de trocar uma ou duas (isso não vai lhe matar financeiramente);
  • Remova os moveis que estejam em péssimo estado, é melhor não ter móveis do que ter um em mau estado;
  • Conserte os vazamentos se houver algum;
  • Faça uma faxina no mínimo de 15 em 15 dias se você não estiver habitando.
3) Tire fotos irresistíveis do Imóvel
foto-bonitaImagem de MR LIGHTMAN at freedigitalphotos.net
Com o advento da internet como meio de divulgação, as fotos se transformaram num “filtro natural” na venda de imóveis, fotos bem tiradas aumentam significativamente a chance do comprador querer visitar seu imóvel. Seguem algumas dicas para fotos irresistíveis:

  • Use uma máquina boa, de preferência uma DSLR, se você não tiver, peça para um amigo lhe emprestar;
  • Evite fotos com pessoas aparecendo em espelhos;
  • Arrume a casa antes de tirar fotos, outro dia tava procurando um imóvel na internet e me deparo com uma foto de cozinha com várias panelas e pratos amontoados para lavar, além de ser uma cena horrível uma casa mal arrumada tira a sensação de amplitude;
  • Use um tripé, uma foto tirada de um bom ângulo “duplica” o tamanho do imóvel;
  • Em último caso chame um fotógrafo profissional, o investimento vale a pena. Fotos bonitas indicam para o comprador que você gosta de qualidade em tudo e ele automaticamente associará que essa qualidade também está no nível de conservação do imóvel.
4) Escolha a dedo os seus corretores
escolha-um-bom-corretorImagem de watcharakun at freedigitalphotos.net
Se você vender seu imóvel através de corretores não saia contactando todos os corretores da cidade pedindo para vender o seu imóvel. Um imóvel mostrado para um mesmo comprador por dois corretores distintos não gera uma boa impressão para o mesmo. Escolha a “dedo” seus corretores, veja um que vende muitos imóveis no seu bairro ou no seu condomínio por exemplo.
5) Tenha toda documentação pronta
documentacao-prontaImagem de BrandonSigma at freedigitalphotos.net
Durante o período de venda mantenha a documentação básica do imóvel em dia (IPTU, Certidão de ônus, Justiça Federal, Justiça Estadual e TRT). A maior parte destes documentos você consegue na internet. Ter a certidões em dia passa uma segurança ao comprador que vai colocar seu imóvel na frente da fila.
Resumindo
Muitas pessoas ficam com “um branco na cabeça” quando o assunto é planejar a venda, o planejamento é colocar no papel tudo que você precisa fazer para vender seu apartamento, então resumindo temos:
  • Por quanto vou querer vender o imóvel e até onde posso ir na negociação (5% a menos? 10% a menos?)
  • Que melhorias devo efetuar no imóvel antes de colocá-lo a venda;
  • Como farei as fotos do imóvel?
  • Vou vendê-lo via corretores? Qual a estratégia de divulgação (Anúncios na internet, Jornais, Placas)?
  • Como farei para obter a documentação atualizada
Conclusão
A venda de um imóvel é um processo as vezes longo e desgastante, mas vimos que podemos minimizar em muito os percalços. Se a bolha imobiliária estourar de fato haverá muita concorrência na venda de imóveis, então qualquer vantagem competitiva que o seu imóvel tenha fará a diferença. Para complementar o conhecimento e ver outras dicas matadoras para vender imóveis sugiro a aquisição do Livro Como Investir em Imóveis (Veja a Resenha Aqui) do Leandro Ávila, algumas das dicas elicitadas aqui no artigo vieram desta excepcional obra. É um baixo investimento que pode lhe gerar um alto retorno, recomendo.
Um forte abraço!
Christian, http://bizzinvest.com.br/


Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes