Gustavo Cerbasi - Muito dinheiro no bolso em 2014


”A virada traz oportunidade para agir, pois é quando a rotina nos pressiona menos e quando nossos familiares e amigos estão mais abertos a entender nossa vontade de mudar.”

Muito dinheiro no bolso em 2014

A tradicional canção de Ano-Novo renova, a cada Réveillon, nossas boas intenções de aproveitar o momento da virada para também virar a mesa na vida financeira. 
Que tudo se realize/no ano que vai nascer/muito dinheiro no bolso/saúde para dar e vender. Inspiração melhor não há. 
Contraditoriamente, ecoamos esse mantra nos primeiros segundos do ano para, em seguida, nos jogarmos na acomodação. Sugiro que você faça diferente. A virada traz oportunidade para agir, pois é quando a rotina nos pressiona menos e quando nossos familiares e amigos estão mais abertos a entender nossa vontade de mudar.
O ano de 2014 será bem diferente dos anteriores. Goste ou não de futebol, você terá de conviver com a torcida, com os pseudoferiados, com os desejos de seus filhos reunirem amigos para torcer e, quem sabe, com a chance de assistir a um ou mais jogos nos estádios. Esqueça a ideia de gastos totalmente controlados. Uma celebração dessas é como uma viagem, pesa no bolso muito mais do que planejamos. Se o ingresso é caro, prepare-se para as bebidas, os salgadinhos e os suvenires. Seja generoso ao separar a verba para celebrar, pois você desejará consumir. Será preciso economizar forte na rotina, pois terá de sobrar verba para a festa.
Nos investimentos, 2014 será um ano de dificuldades. Traduzindo: será um ano de grandes oportunidades. A Bolsa vem sofrendo, e um ano de baixa atividade – em razão da Copa e das eleições – não costuma ser o cenário favorável a uma recuperação. Com menos dias trabalhados, governo paralisado, desconfiança do investidor externo e incertezas em relação aos resultados da eleição, a economia estará menos aquecida, o emprego será pressionado, e a renda média deve cair. Não espere muito da Bolsa. O preço dos imóveis também está saturado, não se podem esperar ganhos extraordinários com eles. Juros e inflação estão em alta. Isso significa que o aumento de ganhos na renda fixa não passa de ilusão.

Mas surgem oportunidades. O cenário de dúvidas traz volatilidade à Bolsa. Quer dizer que você terá muitas opções de comprar ações baratas. Imóveis com pouco potencial de valorização aumentam o poder do comprador ou do inquilino. Crescem as chances de você negociar melhor aquele seu imóvel dos sonhos – para comprar ou alugar.
Em 2014, haverá muita gente precisando de dinheiro à vista. Mantenha-se com liquidez, garimpe bastante, tire da renda fixa para pagar à vista a escola de seus filhos, os impostos de janeiro, a troca do carro. Com disciplina, recomponha nos meses seguintes o valor sacado das reservas. Fique com muito dinheiro no bolso, pois comprar à vista e com desconto tende a ser o melhor investimento do próximo ano.
Gustavo Cerbasi é consultor financeiro e autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Ed. Gente), Como Organizar sua Vida Financeira (Elsevier Campus) e Os Segredos dos Casais Inteligentes (Ed. Sextante). 
Publicado originalmente na Revista Época em 08/01/2014.
Artigo protegido por direitos autorais. Reprodução autorizada desde que citada a fonte www.maisdinheiro.com.br.


Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes