Atitude: a pequena coisa que faz uma grande diferença

Escrito por John Maxwell


Numa conferência em que participei há muitos anos, tentei fazer a seguinte experiência. Perguntei à plateia, "Que coisa irá determinar o seu sucesso mais do que qualquer outra?" A audiência respondeu com palavras como empregodinheiroeducação e tempo. Finalmente alguém disse atitude. O que eu considero a área mais importante das nossas vidas veio como segundo pensamento. Eu acredito que a nossa atitude é a força primária que irá determinar se temos sucesso ou se falhamos.
As maiores conquistas da História foram feitas por homens e mulheres que se destacaram apenas um pouco das massas de outros nas suas áreas. Muitas vezes, a diferença foi a atitude. A antiga primeira ministra israelita Golda Meir sublinhou esta realidade numa das suas entrevistas. Ela disse, "Todo o meu país tem este espírito. Nós não temos dólares de petróleo. Não temos minas de grande fortuna no chão. Não temos o apoio de uma opinião pública mundial que nos seja favorável. Israel tem o espírito das suas pessoas. E se as pessoas perderem o seu espírito, nem mesmo os Estados Unidos nos podem salvar."
A aptidão é certamente importante para o sucesso na nossa vida. No entanto, o sucesso ou fracasso em qualquer tarefa pode ser atribuído, mais frequentemente, à atitude mental do que à capacidade mental. Lembro-me quando a minha esposa Margaret era professora. Ela vinha muita vezes para casa frustrada com a ênfase colocada na educação moderna na aptidão sobre a atitude. Se fosse da maneira como ela queria, as crianças teriam sido testadas no seu Q.A. (quociente de atitude) pelo menos tantas vezes quantas foram testadas no seu Q.I. (quociente de inteligência). Todos os anos, ela iria falar com os estudantes cujo Q.I. era alto mas o seu desempenho era baixo. E todos os anos, ela teria estudantes cujo Q.I. não era especialmente alto mas o seu desempenho era.
Como pai, sempre esperei que os meus filhos tivessem umas mentes excelentes e atitudes excepcionais. Mas se tivesse de escolher numa situação "ou isto-ou aquilo", eu seria a favor do seu Q.A. sem hesitações.
Uma vez, o presidente de uma universidade deu um conselho ao presidente de uma outra escola: "Seja sempre gentil com os estudantes A e B. Alguns deles vão voltar ao campus como bons professores. Seja gentil também com os seus estudantes C. Algum dia um deles vai regressar e construir um laboratório de ciências de $2 milhões."
Há muito poucas diferenças nas pessoas, mas essa pequena diferença faz uma grande diferença. A pequena diferença é a atitude. A grande diferença é se é positiva ou negativa.
John Maxwell, www.portal-gestao.com


Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes