A vida é difícil – não a dificulte ainda mais para si - John Maxwell

http://www.corporativofortune.com/blog/wp-content/uploads/2013/07/empresario-pensando.jpg
 A vida é difícil...para toda a gente... e para alguns mais do que para outros. Aceitar essa verdade permite-nos dar os primeiros passos para lidar com, e possivelmente mudar, a nossa realidade. Infelizmente, muitos de nós tornam a vida mais difícil do que o necessário através de certas atitudes e acções.

Aqui vão algumas maneiras das pessoas criarem barreiras ao sucesso delas próprias:

 

 

1. A vida é mais difícil para aqueles que param de crescer e aprender

Como você deve saber, algumas pessoas nunca fazem um esforço intencional para crescer. Algumas pensam que vão crescer automaticamente. Outras não dão valor ao crescimento e esperam progredir na vida sem ter de o perseguir. Para estas pessoas a vida é ainda mais difícil do que se elas estivessem dedicadas à melhoria contínua.

Enquanto algumas pessoas têm maiores dificuldades na vida porque recusam crescer, existem outros tipos de pessoas que criam dificuldade para elas próprias: aquelas que ficam satisfeitas com os seus ganhos e começam a estagnar.

Há alguns anos, eu e a Margaret fomos visitar o Museu Nobel, em Estocolmo na Suécia. Passámos horas a ouvir as explicações e a ler sobre as pessoas que fizeram a diferença em tantas vidas. Nesse dia o nosso guia partilhou connosco uma coisa que nos surpreendeu. Ele disse que poucos vencedores do Prémio Nobel fizeram alguma coisa de significativo depois de terem sido reconhecidos pelas suas conquistas. Achei que era difícil acreditar naquilo, mas depois de ter feito alguma pesquisa concluí que ele estava certo. Daniel McFadden, que recebeu o Prémio Nobel da Economia em 2000, disse, "Se você não tiver cuidado, o Prémio Nobel é um "finalizador de carreiras". Se me desse permissão para cair nele, passaria o resto do tempo a andar por aí a cortar fitas." O vencedor da Literatura T.S. Eliot afirmou-o ainda de uma forma mais forte: "O Nobel é o bilhete para o próprio funeral. Ninguém consegue fazer mais nada depois de o ter."

O sucesso pode ser uma maneira de distorcer a nossa visão da realidade. Pode fazer-nos pensar que somos melhores do que aquilo que realmente somos. Pode levar-nos a acreditar que não temos muito mais a aprender. Pode convencer-nos que não deveríamos ter de esperar enfrentar e ultrapassar o fracasso. Isto são conceitos perigosos para alguém que quer continuar a melhorar.

Como é que combatemos este tipo de ideias? Ao enfrentar a realidade. Ganhar leva as pessoas a relaxar e a disfrutar os despojos da vitória. Faça isso e você pode estar a caminhar para o fracasso.

2. A vida é mais difícil para aqueles que não pensam de forma eficaz

Uma das coisas mais marcantes que separa as pessoas que têm sucesso daquelas que não têm, é a maneira como elas pensam. As pessoas que se adiantam pensam de um modo diferente do que aquelas que não o fazem. Elas têm razões para fazerem o que fazem e estão continuamente a pensar sobre o que estão a fazer, porque estão a fazê-lo e como podem melhorar.

Isso não significa que os bons pensadores têm sempre sucesso. Não, eles cometem erros tal como todas as outras pessoas. Mas eles não continuam a cometer os mesmos erros repetidamente. E isso faz uma grande diferença nas suas vidas.

Muitas vezes dificultamos a nossa vida quando falhamos ao pensar. Uma anedota que me contaram há uns anos descreve como é que muitas pessoas tornam uma situação má ainda pior ao não pensarem sobre as coisas. Ela descreve as estratégias que as pessoas usam quando descobrem que estão a montar um cavalo morto. Elas tentam o seguinte:

    Compram um chicote mais forte
    Mudam de "montador"
    Dizem coisas como, "Esta foi sempre a maneira que montámos este cavalo"
    Nomeiam um comité para estudar o cavalo
    Arranjam visitas a outros locais para ver como é que eles montam os cavalos
    Alteram os estatutos para especificar que "os cavalos não vão morrer"
    Aproveitam vários cavalos mortos para melhorar a velocidade
    Afirmam que "nenhum cavalo está demasiado morto para andar"
    Fornecem financiamento adicional para aumentar o desempenho do cavalo
    Compram um produto para revitalizar o cavalo morto
    Formam um círculo de qualidade para encontrar usos para cavalos mortos
    Analisam os requisitos de desempenho para os cavalos
    Promovem o cavalo morto a uma posição de supervisão

Estas práticas ridículas foram citadas como sendo utilizadas nos negócios, mas podemos fazer coisas parecidas em qualquer área das nossas vidas, quando não usamos as nossas cabeças. A vida está cheia de tristezas e decepções sem que precisemos adicionar mais alguma coisa ao problema.

3. A vida é mais difícl para aqueles que não enfrentam a realidade

Talvez as pessoas que têm os momentos mais difíceis nas suas vidas sejam aquelas que recusam encarar a realidade. O autor e orador Denis Waitley diz, "A maioria das pessoas passa toda a sua vida numa ilha da fantasia chamada 'Algum dia eu vou'. Noutras palavras, elas pensam, Algum dia faço isto. Algum dia faço aquilo. Algum dia serei rico. Elas não vivem no mundo da realidade.

O autor de Roots, Alex Haley verificou que, "Ou você lida com o que é a realidade, ou pode ter a certeza que a realidade vai lidar consigo." Se quiser subir à montanha mais alta, não pode esperar fazê-lo de um dia para o outro. Não pode esperar conseguir fazê-lo se não tiver treinado em como subir e sem ficar em condições físicas. E se você tentar negar a realidade e tentar subir de qualquer maneira, vai acabar por se meter em apuros.

A vida é difícil. Mas aqui estão as boas notícias: muitas das coisas que você deseja fazer na vida são alcançáveis – se você estiver disposto a encarar a realidade, conhecer o seu ponto de partida, tiver em conta o custo do seu objectivo e trabalhar. Não deixe que a sua situação real o desencoraje. Todos os que chegaram onde estão, começaram onde estavam.


Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes