Educação financeira no ensino superior - Prof. Elisson de Andrade


Prof. Elisson de Andrade

Educação financeira para universitários

Já faz alguns anos, alunos do sétimo semestre de Administração, da faculdade na qual leciono, têm tido a oportunidade de cursar uma disciplina exclusivamente voltada à Educação Financeira. Tal experiência vem se mostrando bastante rica não só para mim, que acabei publicando meu eBook As 5 etapas do planejamento financeiro” por conta dessa oportunidade, como também para diversos alunos que transformaram sua maneira de pensar em relação ao dinheiro.
Nesse contexto, o objetivo do presente artigo é compartilhar com os leitores deste blog algumas constatações, que irão permitir interessantes reflexões sobre a importância do conhecimento financeiro na vida de jovens universitários. Obviamente, o que será apresentado não é passível de generalizações ou conclusões definitivas. Todavia, um estudo de caso bem sucedido como esse é sempre bem vindo para a construção de uma massa crítica, sobre a importância da educação financeira nas universidades. Para uma discussão mais ampla, o leitor pode consultar o Volume 3 de minha obra Tópicos Avançados em Educação Financeira.

Características do Curso de Educação Financeira

A cada ano que se passa, insiro novidades no programa da disciplina e retiro algumas atividades que não se mostraram bem sucedidas. Porém, a espinha dorsal é sempre a mesma, seguindo As 5 etapas do planejamento financeiro, as quais:
1) convencimento pessoal e definição de riqueza;
2) conhecimento financeiro, explicando a importância do balanço patrimonial e fluxo de caixa no sucesso ou o fracasso financeiro;
3) como definir objetivos utilizando matemática financeira, no Excel;
4) a importância da mudança de hábitos e como usar uma planilha de orçamento doméstico;
5) como investir dinheiro.

A didática de tal metodologia de ensino tem apresentado resultados bastante significativos, pois nas avaliações aplicadas (provas e trabalhos) os alunos demonstram uma excelente compreensão sobre o processo sugerido em 5 etapas. É importante salientar que isso não significa que todos mudaram seu hábitos financeiros efetivamente, pois tal afirmação exigiria um acompanhamento individual ao longo do tempo, algo bastante complicado de ser feito prática.
Mesmo com tal limitação de análise, nos próximos parágrafos irei apresentar algumas percepções sobre o modo de pensar desses jovens, baseando-me nas já citadas avaliações realizadas dentro do semestre letivo.

Objetivos relacionados às Finanças Pessoais

Meus alunos, de maneira geral, têm de 20 a 30 anos, e vão à faculdade no período noturno, após um dia inteiro de trabalho. Dentro dessa realidade, uma pergunta que sempre busco a resposta é: quais são seus principais objetivos financeiros? Veja a seguir as respostas mais comuns:
- compra de um apartamento ou casa, para moradia;
- investimento na continuação de seus estudos, em nível de pós-graduação;
- abertura de um negócio próprio – algo bastante comum entre alunos de curso de administração;
- guardar dinheiro para o casamento de sucesso e construção de uma nova família, com filhos;
- separar recursos para aprender uma segunda língua, sendo a mais comum, a inglesa.

O que se pode notar é que seus sonhos são bastante razoáveis, considerando-se a fase da vida na qual se encontram. Porém, gostaria de destacar um deles: a aquisição de imóvel próprio. Como grande parte da população brasileira, é possível perceber que esse é um dos objetivos que mais preocupam esses alunos. Obviamente, devido ao valor a ser gasto não ser pequeno, a grande maioria se vê obrigada a lançar mão de financiamentos de longuíssimo prazo, iniciando uma extensa jornada de endividamento. Percebo que os riscos desse negócio não são avaliados a contento e creio que esse seja um ponto a ser melhorado em meu curso: a avaliação de riscos em financiamentos de longo prazo.

E-book para quem quer saber planejar-se financeiramente do Prof. Elisson Andrade

 
 Via Prof. Elisson de Andrade.com.br



Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes