Marketing pessoal: como usar seus atributos

Todos os dias, Robert Scheidt e Augusto Cury e acordam com as mesmas idéias na cabeça: como vou colocar o veleiro na água e o livro na estante dos leitores. Com a experiência no dia a dia eles descobriram que não são, apenas o iatista hexacampeão mundial , “escritor e cientista brasileiro". mas sim, “pessoas que fazem marketing daquilo que são”.

http://www.hiperativo.com/wp-content/uploads/2012/12/img_trabalho_equipe.jpg

Portanto, se você se declara, por exemplo - “engenheiro” - sua tarefa é buscar alguém que lhe dê uma posição como tal. Só há um detalhe: existem milhares de engenheiros disputando o mesmo lugar ao sol que você. Logo, ser um bom Engenheiro é apenas parte do problema – isso valendo para todas as profissões.

Mas, como podemos fazer para alterar essa posição? Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que seus objetivos, por mais autênticos e sinceros que sejam, gera conflito com o objetivo de outras pessoas Ex: Serra e Lula que o digam. Na maioria das vezes você não percebe, mas suas necessidades e desejos são os mesmos de outras pessoas e, portanto, a competição é uma conseqüência natural no ser humano – experimente dizer ao vice-presidente da empresa onde você trabalha que gostaria de chegar ao posto mais alto da organização para ver o que ele acha do seu “empreendedorismo”.

Para ser bem sucedido nesta competição, considere a possibilidade de desenvolver seu Marketing Pessoal. Em poucas palavras, marketing é toda ação que gera uma possibilidade de venda. Marketing Pessoal, portanto, é toda ação que gera a uma pessoa possibilidade de sucesso. Por isso, empresas de sucesso são formadas por pessoas de sucesso.

O sucesso é aquilo que você deseja que ele seja. A maioria das pessoas o traduzem por reconhecimento. Como todos os seres humanos, temos um enorme desejo de sermos membros reconhecidos de nosso tempo. A partir do reconhecimento vem o sucesso em sua forma concreta: posição, dinheiro, carreira, carros, viagens e todas aquelas coisas encantadoras que nossa imaginação cria a respeito do ambiente que cerca uma pessoa de sucesso.

O Marketing Pessoal pode ser utilizado por qualquer pessoa para atingir seus objetivos. Entretanto, muitas pessoas de sucesso são ou foram extremamente infelizes pelo simples fato de não se dedicarem a um desenvolvimento pessoal satisfatório. Lembre-se: “O dinheiro não traz felicidade, ele apenas permite que você chore em Roma, Paris, Milão ...”. Infelizmente os exemplos são muitos: Elvis Presley, Janis Joplin, Kurt Cobain (do Nirvana), apenas para ficarmos nas pessoas do showbiz. Nas empresas também podemos encontrar pessoas em posições de sucesso que são muito infelizes – basta ver como tratam as pessoas a sua volta e como se submetem a rotinas sem sentido: trabalho duro, nenhuma diversão e poucos amigos – melhor não dar exemplos (o artigo é curto).

É desse contexto que surgem críticas ao Marketing Pessoal como se ele fosse o responsável por pessoas cínicas e resignadas atingirem posições de destaque.

Existem espaços no mundo que precisam ser preenchidos pelos indivíduos. Se hoje não estamos satisfeitos com as pessoas que os preenchem, o desenvolvimento pessoal e o Marketing Pessoal levarão para esses espaços profissionais preparados para posições importantes em empresas, governos e organizações. Daí a importância de se desenvolver ambos.

Não ajuda muito o Brasil e o mundo a existência de pessoas íntegras e autênticas mas descompromissadas com o sucesso. Marketing Pessoal é uma das estratégias mais difíceis e por isso muitos desistem antes de atingirem o reconhecimento, abrindo caminho para que outras despreparados ocupem os espaços importantes do mundo – Bush e Saddan são exemplos muito bons (ou ruins).

Conhecer e utilizar o Marketing pessoal é uma forma de conquistar reconhecimento e ver o mundo como um local de possibilidades extraordinárias. Muito maior do que as pessoas percebem. Aproveitá-las é mais do que atingir o sucesso, é abrir novas possibilidades para que outras pessoas também o atinjam – lembre-se de Ayrton Senna e seu Instituto.

Você está preparado?


Rosi MartinsRosi Martins, Consultora de Negócios Consultora em Marketing!

Encontre Rosi Martins Aqui









Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes