Por que o preço da Vale tem variado tanto? Rafael Mariano

Rafael Mariano


Quem acompanha as cotações dos ativos, tem verificado que nos últimos dias o preço das ações da Vale tem variado bastante. Mas por que isso tem ocorrido? Algum problema? Um movimento seguindo o mercado?

Nos últimos pregões, as ações da Vale tem tido uma grande flutuação, sendo que em um dia chegou a subir mais de 5%, perdendo quase toda esta valorização até o fechamento do mercado.
Todo este movimento tem ocorrido principalmente devido à demandas fiscais, ou seja, refere-se a impostos que o governo acha que empresa deve por operações realizadas em outros países. Como obviamente a companhia não concorda com os valores cobrados, a decisão ficou por conta do Supremo Tribunal Federal
Ebook de Rafael Mariano
.
Deste modo, já fazem alguns dias que se observam especulações sobre quanto a Vale pode perder se os impostos forem cobrados em sua integralidade, e enquanto isso o Supremo (como no caso da Eternit) analisou, analisou e no final não decidiu muita coisa.
Segundo o Supremo, as operações das subsidiárias da Vale em países considerados paraísos fiscais devem ser tributadas de modo diferenciado daquelas presentes em países com regime normal de tributação. Como a Vale tem antigas operações nas Ilhas Cayman, estima-se que o valor devido ao fisco chegue à R$ 1,5 bilhão, sendo que por questões de retroatividade das autuações (ainda não decididas pela corte) este valor pode ser consideravelmente diminuído.
Desse modo, podemos observar que mais uma vez o mercado (e alguns investidores) tem sucumbido ao pânico do mercado e à visão de curto prazo. A Vale pode ter que pagar estes valores que estão sendo cobrados? Claro que sim, mesmo que seja um valor maior ou menor, porém especialistas admitem que este imbróglio pode se arrastar por mais alguns anos. Assim, aqueles que veem na Vale uma ótima empresa para o longo prazo, surge mais uma oportunidade de comprar uma boa empresa à um preço descontado.

Um grande abraço!
Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

O blog Rico por Acaso preza pela qualidade da informação apresentada ao leitor. As matérias aqui apresentadas representam a opinião pessoal de seu autor. Assim deve ficar claro que o blog não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

 Rafael Mariano, www.ricoporacaso.com


Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes