Gustavo Cerbasi: Ficar rico é o objetivo?

 

Reflita bem sobre seus objetivos na vida e esteja preparado para assumir um compromisso com você mesmo…

As chances de que você, ao procurar o caminho do enriquecimento, esteja percorrendo o caminho errado são bastante grandes. Reflita bem sobre seus objetivos na vida. Pense no porquê da riqueza como objetivo de sua vida. Esse é um exercício importante. Pense no significado da riqueza para você. O que você define como riqueza?
http://opequenoinvestidor.com.br/wp-content/uploads/2011/10/cash-flow-projection.jpg

Se, para você, riqueza é ter recursos suficientes para comprar o carro dos seus sonhos, uma casa imensa de frente para a praia ou uma viagem em redor do mundo, lamento dizer que, quando conseguir isso, provavelmente sua frustração será muito grande. Você perceberá que a posse de bens materiais apenas alimenta a ansiedade pela acumulação cada vez maior de novos bens. A ganância humana não tem limites, e por isso a aquisição material jamais o fará feliz.

A melhor prova disso está a seu alcance. Leia jornais e revistas e veja os fatos. Existem centenas de exemplos de pessoas endinheiradas que não são felizes. Suicídios, divórcios e tragédias são tão freqüentes entre ao abastados quanto entre os miseráveis. E é muito fácil encontrar felicidade em uma comunidade simples, em que o convívio e as atividades sociais proporcionem um prazer que está perante os olhos de todos. Veja um grupo de feijoada e pagode, tão comum no subúrbio do Rio de Janeiro: aquela felicidade pura e simples não transparece claramente nas páginas de uma revista de famosos.

E-book para quem quer saber planejar-se financeiramente do Prof. Elisson Andrade

Segundo pesquisa do Ibope, realizada em 2002, uma parcela maior das pessoas com menor renda se autodenomina feliz em comparação à população de maior renda no Brasil. Um detalhe interessante que se conclui desse estudo: como a maioria da população brasileira está na faixa inferior de renda, não se pode negar que o povo brasileiro seja feliz.
Se fosse apresentada a você a opção entre dois caminhos a seguir na vida, qual você escolheria: ter muito dinheiro ou ser feliz?

Felizmente a vida não lhe impõe uma escolha tão impiedosa. Você pode escolher um caminho de coexistência entre riqueza e felicidade, mas não haverá placas na beira da estrada indicando esse caminho. Perceber que esse caminho está diante de sua vida é uma decisão consciente, que independe da sorte ou da esperança de que a solução dos problemas caia dos céus em seu colo. Esteja preparado para, a partir de hoje, mudar sua vida. É um esforço que dependerá de você, esteja certo disso.
Gustavo Cerbasi é consultor financeiro e autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Ed. Gente), Como Organizar sua Vida Financeira (Elsevier Campus) e Os Segredos dos Casais Inteligentes (Ed. Sextante). Acesse os perfis no Twitter e Facebook.
Publicado originalmente no site www.maisdinheiro.com.br
Artigo protegido por direitos autorais. fonte www.maisdinheiro.com.br.


Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes