Elas estão cada vez mais dentro do mercado financeiro


O estereótipo de mulherzinha que não sabe fazer conta ou de que não sabe administrar os próprios gastos mandou avisar que já não existe mais. Para alegria (ou frustração) da macharada de plantão, aos poucos elas estão dominando, inclusive, o segmento mais concorrido. Não somente em nível de banco, mas também de empresa, elas entraram no mercado financeiro. Do lado de dentro ou de fora dos balcões, atendente e empresária dividem as semelhanças de gênero e expertise na hora das negociações. É inegável que o perfil da mulher no mercado e o papel que ela ocupa hoje mudou com o passar dos anos. Elas souberam como migrar o perfil de liderança que têm em casa com a família para os negócios e hoje são gerentes, superintendentes e grandes executivas. Tomam conta não só da sua planilha de finanças com gastos pessoais, como também do financeiro de multinacionais e grandes incorporações. A bancária Luciana Matos, 35, atua há 10 anos no mercado e comprova a evolução. leitura importante: QUE AS MULHERES QUEREM SABER SOBRE FINANÇAS PESSOAIS

Talvez a profissão de bancária ainda não faça parte do imaginário das jovens meninas quando são questionadas sobre o que querem ser quando crescer. Apesar do tabu, está sendo aos poucos desmistificada, o preconceito ainda existe. Com Luciana aconteceu exatamente dessa forma. Nunca fez parte de um sonho antigo seguir a profissão que é sua paixão hoje. O interesse surgiu na faculdade e, aos 19 anos, quando conquistou sua independência, resolveu investir nesse desejo que lhe impulsionava para o mercado financeiro. “Os desafios desse segmento me impulssionam diariamente. Gosto da adrenalina proporcionada pelo setor, das contínuas transformações, o relacionamento com pessoas distintas e as metas diárias que o meu trabalho me impõe”, declara a profissional.

E-book para quem quer saber planejar-se financeiramente do Prof. Elisson Andrade

Determinada

Luciana não é casada, é mãe e se caracteriza bem feminina, organizada e centrada nos objetivos. De acordo com ela, essa determinação que tem quando quer algo a faz ir além e talvez seja um dos principais fatores que a trouxeram até aqui. "Tenho uma rotina muito agitada como a grande parte das profissionais mulheres que também é mãe. Para conseguir chegar onde quero é preciso me desdobrar e faço isso por prazer. Acordo cedo, organizo a vida do meu filho, vou ao trabalho, namoro, passeio e ainda faço MBA. Para me cuidar, tenho uma alimentação extremamente balanceada, sem frituras, sem refrigerantes, porém não dispenso um chocolate e vou à academia sempre que tenho um tempo. Durmo em média 6 horas por dia e no sábado organizo as coisas do lar preparando para semana seguinte começar tudo outra vez, graças a Deus", conta aos risos.

Avanços

Os desafios ainda existem para a ala feminina neste ou em qualquer outro setor. Mas as mudanças de épocas e da posição da mulher na sociedade não têm comparação. Ao realizar uma retrospectiva é possível perceber que antes de 1934 essa mesma mulher empresária de hoje não tinha direito sequer ao voto tendo como principal referência o lar. A realidade é outra. A mulher moderna elege seus governantes, dirige o seu próprio carro, administra sua conta bancária, disputa vagas no mercado de trabalho em diversos setores de atividade com qualidade. Como o exemplo de Luciana, que atua em uma área considerada até pouco tempo exclusivamente masculina. Leitura Fundamental: Hotmart - Como conseguir uma Renda Extra


"Antes, acredito que o preconceito, a discriminação e o assédio em amplo sentido eram os maiores desafios. Hoje, a equiparação salarial e direitos entre homens e mulheres ainda resistem ao tempo e são obstáculos contínuos devido à mentalidade machista de algumas sociedades ou nichos. Mas é com muito orgulho que hoje exercemos cargos de poder e liderança sem deixar de preservar a função de donas do lar mesmo que para isso nossa jornada seja tripla. Isso tudo só uma mulher consegue fazer. E com excelência", comemora Luciana, orgulhosa.

Via, Saiba mais:Ana Karenyna  www.orm.com.br


Mantenha-se informado. Receba as postagens grátis!: Clique aqui e assine.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes